MANUTENÇÃO, INSPEÇÃO, PREPARAÇÃO, AJUSTES E REPAROS.
As máquinas e equipamentos devem ser submetidos à manutenção preventiva e corretiva na forma e periodicidade determinada pelo fabricante. O processo de manutenção prevê as seguintes etapas:
Isolamento e descarga de todas as fontes de energia das máquinas e equipamentos.
Bloqueio mecânico e elétrico.
Situações especiais que não seja possível acessar zonas de perigo com máquina parada.
Tornar inoperante o modo de comando automático.
Permitir a realização dos serviços com o uso de dispositivo de acionamento de ação continuada associado à redução da velocidade, ou dispositivos de comando por movimento limitado.
Impedir a mudança por trabalhadores não autorizados.
Garantir que a seleção corresponda a um único modo de comando ou de funcionamento e que tenha prioridade sobre todos os outros sistemas de comando, com exceção da parada de emergência.
A sinalização de segurança compreende a utilização de cores, símbolos, inscrições, sinais luminosos ou sonoros, entre outras formas de comunicação de mesma eficácia.
As máquinas e equipamentos devem possuir manual de instruções fornecido pelo fabricante ou importador, com informações relativas à segurança em todas as fases de utilização.
A manutenção periódica é essencial para evitar que equipamentos e máquinas sejam causadores de acidentes de trabalho. Obedecer às normas de segurança é dever de todos.