Tipos de Guindastes

Movimentar materiais é uma tarefa que demanda grande esforço. A utilização de equipamentos adequados para cada tipo de material a ser transportado pode contribuir para uma melhor execução desta tarefa. Cada vez mais, novos equipamentos, mais modernos e sofisticados, são introduzidos no mercado, e a escolha do melhor equipamento depende de muitas variáveis, como o custo, o produto a ser manuseada, a necessidade ou não de mão de obra especializada, espaço disponível, entre outros. São considerados equipamentos de movimentação de cargas ou materiais, os equipamentos que levantam e movimentam para outros locais, materiais diversos. Entre estes equipamentos destacam-se os elevadores de carga, guindastes, monta-cargas, pontes-rolantes, talhas, guinchos, gruas, caminhões tipo munck, etc. Neste item, falaremos um pouco sobre os principais equipamentos utilizados na movimentação de cargas aplicáveis as áreas industriais, ressaltando suas vantagens e desvantagens.

GUINDASTES: usados em pátios, construção pesada, portos, plataformas marítimas e oficinas de manutenção. Podem ser do tipo fixo ou móvel, com lança treliçada ou telescópica. Opera cargas não paletizadas, grandes capacidades de carga, versátil, alcança locais de difícil acesso, mas apresenta a desvantagem de exigir espaço e ser lento.

GUINDASTES GIRATÓRIOS – Os guindastes giratórios são guindastes com pontos de apoio fixos, utilizados para manuseio de cargas e materiais em áreas restritas de movimentação. Apresentam restrições angulares e de alcance em função da forma e local de instalação.

CLASSIFICAÇÃO: São subdivididos basicamente em duas classes: Os guindastes giratórios de coluna e de parede, sendo o primeiro montado sobre colunas metálicas fixadas ao piso e o segundo fixado em paredes ou colunas de concreto.

GUINDASTES DE PAREDE: Por serem fixados a paredes ou colunas de concreto, os guindastes de parede apresentam maiores restrições quanto a mobilidade em função dos empecilhos impostos pelas paredes onde os mesmos são montados. Apresentam normalmente restrições de giro não permitindo passeios com angulações maiores do que 180°.

Em função do seu modo construtivo, necessitam de análise minuciosa e criteriosa quanto a resistência estrutural da parede ou coluna de concreto que vai recebê-lo antes de sua montagem, principalmente para as construções onde não tenha sido previsto em seu projeto a sustentação deste tipo de equipamento. Exige procedimento de fixação adequado, por profissionais habilitados, através da aplicação de sapatas metálicas ou estruturas especiais em função das cargas aplicadas. Como podemos observar abaixo apresentam características construtivas diferenciadas em função das capacidades de cargas desejadas.

GUINDASTES DE COLUNA: São equipamentos de movimentação mono-apoiados em mancais de deslizamento ou rolamento dispostos na estruturas das colunas metálicas. Diferentemente dos guindastes de parede podem permitir giros de até 360°, a depender dos obstáculos impostos pela vizinhança da instalação. Assim como o guindaste de parede esta classe de equipamentos trabalham com a movimentação de cargas unitizadas ou não, e são operados a partir do solo sob o comando de joystick e/ou botoeiras de comando acionadas por operador.