Sinalização Manual para Movimentação de Carga

No Brasil todo sinaleiro e operador deve ser treinado e passar por reciclagem continua sobre o conteúdo da norma ABNT NBR- 11436. O sinaleiro precisa ser capaz de se comunicar de forma rápida e eficiente com o operador, para que este possa fazer o que exatamente precisa ser feito. Felizmente para que esta comunicação seja feita de forma clara e segura, existe uma linguagem universal para orientar os movimentos do guindaste. São os sinais manuais. Estes mesmos sinais são usados oficialmente em todo o mundo, mas aqui no Brasil, vemos algumas variações bastante criativas, por isto sempre que um sinaleiro entra em um canteiro de obras este deve conversar com o operador e os demais sinaleiros sobre as praticas locais, pois, estas variações são regionais e de empresa para empresa.

RESPONSABILIDADES DO SINALEIRO:

O SINALEIRO SE TORNA AOS OLHOS DO OPERADOR DO EQUIPAMENTO:

Muitas vezes, o operador não pode ver a carga, seja ao longo de um telhado plano ou do outro lado de uma parede, etc… As vezes a carga está na sua frente, e o operador não pode ver através dela e prever onde possa haver um obstáculo.

O SINALEIRO DEVE TER CONSCIÊNCIA DE CADA MOVIMENTO QUE A CARGA FARÁ A CADA SINAL: Os sinais para guindaste destinam-se a dizer ao operador do equipamento de movimentação o que ele deve fazer e em qual direção a carga irá. Um sinal faz com que o equipamento se mova, gire suba e desça carga. A elevação e transporte de cargas por aparelhos de elevação devem ser regulados por um código de sinalização que comporte, para cada manobra, um sinal distinto feito, de preferência, por movimentos dos braços ou das mãos, devendo os sinaleiros ser facilmente identificáveis à vista.