As quedas são um dos maiores riscos para quem trabalha em andaimes. Na grande maioria dos casos leva à morte. Além disso, as quedas podem causar fraturas e ferimentos. Por isso, não se deve jamais trabalhar em andaimes sem os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Eles reduzem muito a chance de quedas.
Para movimentar-se de maneira segura em um andaime, devem ser usados os seguintes equipamentos:
– Cinto de segurança tipo paraquedista, com duplo talabarte (tira dupla);
– Capacete; cinto porta-objetos; botas;
– Óculos de proteção;
– Protetores auriculares; luvas de raspa e macacão.
É muito comum o trabalhador não seguir as recomendações das normas, fabricantes e locadores ou usar os EPIs de maneira errada, mas na Gotardo, além da fiscalização do Cliente e de nossos técnicos, teremos uma fiscalização adicional na obra da P&G – Seropédica – O LEED. Esteja atento!
O andaime tubular terá que estar equipado com todos os dispositivos de segurança necessários, tais como guarda corpo, escada, rodapé, e sapatas para nivelamento da torre. Será alugado somente de empresa cadastrada no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). Além disso, durante a montagem e desmontagem do andaime, é preciso usar sempre o capacete e cinto de segurança preso à estrutura do prédio. Uma boa dica é utilizar cinto porta-objetos. Dessa forma, as ferramentas necessárias ficarão na cintura e suas mãos estarão livres, facilitando a movimentação sobre a estrutura.