PRINCIPAIS TIPOS DE GUINDATES
SOBRE CAMINHÃO (GUINDASTE TELESCÓPICO E GUINDASTE ARTICULADO)
Diferentemente dos demais, como o próprio nome já diz, esses tipos de guindastes ficam em cima de um veículo de tração de quatro rodas, o que se assemelha a um caminhão. Possuem também apoio nas laterais para uma melhor estabilização, chamado de patolas. Geralmente é utilizado para pegar, elevar e transportar materiais em diversos locais.
PÓRTICOS
Esse guindaste é encontrado em portos e ferrovias, onde descarregam e transportam containers enormes dos navios e trens. Um guindaste pórtico consegue transportar vários containers de uma só vez, sendo uma das mais eficientes ferramentas para essa tarefa.
As bases para esses tipos de guindaste são vigas enormes que funcionam nos trilhos. Dessa forma, podem mover materiais de um lado para o outro.
FLUTUANTE
Os guindastes flutuantes são também de extrema importância para indústria naval. Eles são montados em balsas ou pontões, e servem para montar portos, pontes ou salvar navios. E assim como os pórticos, os flutuantes, também podem descarregar navios.
TORRE
Os mais conhecidos (e os mais altos) são os guindastes em torre. Eles possuem uma base fixada ao chão e precisa ser montado peça por peça para atingir sua altura. Ele se parece uma escada longa e no seu final possui a cabine de comando.
O crescimento dele é sempre perpendicular à base e é usado para a construção de prédios altos. No caso arranhas céus, o guindaste é montado no interior da construção.
ACESSÓRIOS DO GUINDASTE
ESTROPOS OU ESLINGAS
Os estropos ou eslingas são formados por cabos de aço que tem uma metragem prédefinida conforme a padronização de segurança e possui um olhal que é formado utilizando o 17 próprio cabo de aço e pode ou não possuir uma sapatilha que é um apoio interno do olhal de maneira a distribuir a carga entre o laço do cabo de aço não permitindo forças excessivas em apenas um fio do mesmo.
O olhal é trançado geralmente de maneira manual e deve obedecer a NBR 11900 e da NBR 13541, que são consideradas as normas internacionais mais seguras para confecção de laços de cabos de aço. O olhal “trançado flamengo” ou com “mão francesa”, é considerado o mais seguro, pois parte de sua resistência é dado pelo trançado e não depende exclusivamente da presilha. Mesmo antes de ser colocado a presilha de aço, o olhal já é capaz de suportar uma carga superior à carga de trabalho do laço.
MANILHAS
São acessórios utilizados para prender cintos e amarrações, possui diversos tamanhos e podem ser fabricados com materiais diferentes, dependendo de sua utilização.
MOITÕES
É o acessório que em alguns guindastes são colocados na extremidade, onde são passados os cabos de aço de içamento, podem possuir diversas polias facilitando o manuseio e aumentando a segurança dos usuários e presentes no local.
Existem também os moitões motorizados que além de oferecer praticidade, oferecem também segurança, pois é possível efetuar o giro da peça por acionamento de botão evitando o contato do operador com a carga, afastando-o do risco de acidente pois em muitos casos a necessidade de girar a peça para um encaixe em uma determinada posição exige um contato do operador com a carga.
MADEIRA BASE DE PATOLAMENTO
São toras quadradas de madeira que são utilizadas como forro de patolamento, ou seja, as madeiras são posicionadas entre o chão e a sapata de maneira a ajudar na distribuição e amortecimento decorridos do içamento da carga pelo guindaste.
SOQUETE PARA CABO DE AÇO
DESTORCEDORES
BOLA DE PESO
Proporcionam o peso necessário para impedir o atrito nos rolamentos e garantir a tensão na lança do guindaste ao descarregar o cabo de aço.
INSPEÇÃO DO GUINDASTE
A Inspeção de guindastes é o processo de manter ou preservar a integridade e a produtividade do guindaste ao longo do tempo. Em geral, divide-se em cinco tipos que podem ser combinados em um modelo de manutenção.
• Manutenção periódica ou inspeção de rotina;
• Manutenção de revisão;
• Manutenção preventiva;
• Manutenção corretiva;
• Manutenção preditiva.
MANUTENÇÃO PERIÓDICA OU INSPEÇÃO DE ROTINA
A manutenção de guindastes periódicas, também chamada de manutenção baseada no tempo, é o tipo mais básico que existe. Assim, é caracterizada por uma série de tarefas simples que podem ser resumidas em uma checklist:
• Calibração de componentes;
• Apertação de parafusos;
• Inspeções visuais;
• Coleta de dados;
• Lubrificação;
• Limpeza.
Neste caso, não é necessário um conhecimento profundo sobre o funcionamento dos guindastes, ainda que seja necessário um treinamento para sua realização bem-sucedida.
MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Como seu nome indica, o foco da manutenção preventiva é evitar falhas antes que elas aconteçam (prevenir). Para isso, são elaborados planos de manutenção em períodos programados.
MANUTENÇÃO CORRETIVA
A manutenção de guindastes corretiva ocorre quando já ocorreu a falha. Ela tem o intuito de corrigir o problema. É definida como o conjunto de atividades realizadas para se corrigirem falhas, maus funcionamentos ou outros problemas que já estejam se manifestando na máquina.
Pode incluir troca de peças, substituição de óleos, reparos para corrigir rachaduras, trocas de cabos de aço rompidos, entre outros.
MANUTENÇÃO PREDITIVA
A manutenção preditiva é a melhor forma de evitar acidentes e falhas castróficas. Sua base é o monitoramento contínuo, com coleta de dados periódicos de elementos e equipamentos chave ao processo em questão
O objetivo da manutenção preditiva é constantemente fornecer um relatório do comportamento dos equipamentos, para que ações pontuais corretivas possam ser tomadas,de acordo com a necessidade, antes de ocorrerem falhas.
MANUTENÇÃO DE REVISÃO
A manutenção de guindastes de revisão, também chamada de manutenção de zero-horas, tem como objetivo revisar o equipamento em intervalos agendados antes do aparecimento das falhas ou de sinais de perda de confiabilidade.