O checklist de empilhadeira é utilizado para inspecionar as condições do equipamento e deve ser preenchido no início de cada turno antes de iniciar a operação a inspeção deverá ser feita pelo operador. Geralmente, essa inspeção consiste num teste funcional da empilhadeira, num controle visual a fim de detectar defeitos óbvios dos acessórios.
Os resultados das inspeções regulares deverão ser registrados pelo pessoal que as realizar, no (checklist) que devera ser obrigatoriamente assinado.
Verifique com atenção esse e outros itens:
Pneus: A qualidade dos pneus tem influência direta sobre a estabilidade e o comportamento do veículo. Qualquer modificação só deverá ser feita depois de consultar o fabricante.
Correntes de elevação: As correntes de elevação são rapidamente desgastadas no caso de falta de lubrificação apropriada. O spray para correntes é o mais indicado. Massa lubrificante (graxa) na parte externa, não alcança uma lubrificação suficiente.
Mangueiras hidráulicas: Após um período de utilização as mangueiras hidráulicas deverão ser substituídas (tempo não maior que 6 anos). Na substituição de componentes hidráulicos, as mangueiras deste sistema hidráulico deveriam ser substituídas.
Unidade de transmissão: É importante verificar o nível de óleo corretamente. O óleo constitui um lubrificante que também atua como um meio de arrefecimento e ativa a embreagem. Um nível de óleo a baixo do indicado ocasionara perda de transmissão e perda de pressão. Também provoca um sobreaquecimento que poderá causar o mau funcionamento da transmissão.
Limpar/Mudar o Cartucho do Filtro de Ar: Sopre com ar comprimido seco o cartucho exterior, de dentro para fora até não aparecer mais nenhum vestígio de pó. Limpe completamente o recipiente de acumulação de pó depois de retirar o elemento de borracha. Substitua o cartucho do filtro de ar no invólucro do filtro sempre que o mesmo perder suas propriedades.
Obs.: Execute o serviço de manutenção apenas com o motor desligado. Não coloque o motor em funcionamento sem o filtro de ar montado.
Verificar o nível do óleo dos freios: O reservatório deve estar a ¾ da capacidade total. Acrescente o óleo de freio se for necessário.
Sistema de escape: As emissões do sistema de escape deverão ser inspecionadas de forma regular. Os gases de escape pretos ou azuis indicam uma deterioração das emissões e um especialista deverá então ser consultado.
Sistema Elétrico Verifique o Estado da Bateria e Nível do Eletrólito:
Verifique se a caixa de proteção da bateria apresenta fendas ou derrames de eletrólito. Elimine os resíduos de oxidação nos terminais da bateria. Lubrifique os terminais com massa isenta de ácido. Verifique o nível do eletrólito. O nível do eletrólito deve situar-se entre as marcas superior e inferior. A crescente água destilada até à marca superior, se necessário. Volte a colocar as tampas dos botijões.
Obs.: O eletrólito da bateria é altamente corrosivo, pelo que deve ser evitado o seu contato. Se o eletrólito entrar em contato com o vestuário, a pele ou os olhos lave imediatamente a área afetada com água. Se os olhos forem afetados pelo produto, recorra imediatamente ao médico.
Inspeção Geral: A fim de garantir uma utilização da empilhadeira sem riscos, esta deverá ser mantida em perfeitas condições de utilização e operação, de modo a evitar qualquer tipo de risco eventual. Para tal, é necessário controlar o estado da empilhadeira através de inspeções e de testes. Os mesmos deverão ser organizados pelo operador e realizados por pessoas qualificadas. A realização dos testes deverá ser registrada no diário de bordo (checklist) da empilhadeira.
Obs. Após reparações ou alterações importantes antes de funcionar, uma empilhadeira nova ou uma empilhadeira que tenha sido submetido à manutenção ou alterações significativas, deverá ser inspecionada e testada. Esta inspeção, que inclui um controle de documentação, consiste num teste visual e numa verificação das várias funções e da eficiência.
A inspeção e o teste incluem: Controle da identificação da empilhadeira, incluindo as etiquetas; Controle dos componentes e do equipamento no que diz respeito a danos, Controle de corrosões ou quaisquer outros defeitos; Teste funcional dos mecanismos.
Obs. Se o motor não tiver trabalhado durante várias semanas, ou se o filtro do óleo tiver sido mudado, ligue o motor e deixe-o trabalhar na lenta durante alguns minutos, antes de utilizar a empilhadeira.
A NR-11 diz no capítulo 11.1.8 Todos os transportadores industriais serão permanentemente inspecionados e as peças defeituosas, ou que apresentem deficiências, deverão ser imediatamente substituídas. O não cumprimento dos mesmos poderá constituir uma infração ao direito civil e criminal.
Obs. As operações de manutenção e de reparação só deverão ser realizadas após o motor ter arrefecido.