Análise Econômica de Implantação de Equipamentos de Movimentação

Na maior parte dos casos os estudos mostram boa a relação custo x benefício na implantação de equipamentos de movimentação de cargas dentro dos processos produtivos. Com a implantação obtêm-se oportunidades de redução de custo: mão de obra, materiais e despesas gerais; aumento da capacidade produtiva e melhoria nas condições de trabalho dando maior segurança e reduzindo a fadiga dos funcionários.

No entanto antes de qualquer implantação faz-se necessário um estudo de viabilidade econômica para comparar os investimentos de aquisição, manutenção (mão de obra, ferramental, espaço físico, treinamento,…) e depreciação destes equipamentos, além disso, deve-se observar a possibilidade de se ter um capital mal aplicado em função dos altos juros impostos pelos financiamentos, principalmente se estes equipamentos forem subutilizados.

Estudos mostram que para as grandes demandas de movimentação os ganhos em produtividade compensam substancialmente o investimento atribuído a aquisição. Devido a isto eles se adaptaram muito bem em diversos ramos da produção industrial como: automobilístico, aeronáutico, naval, têxtil, etc. Assim o uso de equipamentos de movimentação nos processos industriais deixou de ser novidade e passaram a ser essenciais para garantir alta produtividade ganhando importância dentro da área de produção.

Com esta modificação a movimentação de material e cargas passou a ser vista com outros olhos e tomar um rumo para o campo logístico da produção, que engloba o suprimento de materiais, componentes, movimentação e o controle de produtos. Os profissionais reconheceram a necessidade de se estabelecer um conceito bem definido de logística industrial, uma vez que começaram a compreender melhor o fluxo contínuo dos materiais, as relações tempo-estoque na produção e na distribuição e os aspectos de fluxo de caixa no controle de materiais.

Com isto as empresas desenvolveram atividades de controle global capaz de apoiar firmemente cada fase do sistema com um máximo de eficiência e um mínimo de capital investido.