Componentes Básicos



COMPONENTES BÁSICOS

COLUNA: Estrutura metálica, sob a qual a lança é instalada, fabricada em aço estrutural através da união de partes metálicas por solda e montada no sentido vertical. Responsável pela absorção de esforços de flambagem e flexo-torção transmitidos pela carga movimentada através da viga horizontal. Normalmente construída por tubos ou união de perfis, apresentam núcleo oco que proporciona leveza a estrutura e favorecem a resistência a flambagem .

LANÇA: Estrutura construída em aço, composta por perfis metálicos estruturais ou viga “tipo caixão” fechada por solda. Responsável pela sustentação de todos os esforços de flexão provocados pela movimentação espacial da talha em conjunto com a carga sob movimentação. Encontra-se fixada a coluna ou a parede por meio de articulações com pinos, tendo a outra extremidade livre de sustentação.

TROLLEY: Unidade de translação horizontal composta por elemento transportador responsável pela suportação da talha, composto por rodízios metálicos montados em estrutura de chapas e eixos fechados e encaixados no interior das vigas por onde percorrem transladando de uma extremidade a outra da lança. Podem apresentar sistema de auto-propulsão através do uso de motor elétrico e caixa de redução acoplada diretamente a estrutura do trolley.



TALHA: Montada sob o carro trolley, fixada através de gancho ou manilha, é destinada basicamente ao deslocamento vertical de cargas, sustentando-as e/ou deslocando-as por meio de cabos de aço ou correntes.

A depender do modo de acionamento podem ser subdivididas em três classes: Talhas Manuais, Elétricas ou Pneumáticas.

TALHAS MANUAIS: Por apresentarem dimensões portáteis as talhas manuais são mais utilizadas para serviços leves de montagem e manutenção que necessitam de baixa a moderada capacidade de carga. São isentas de sistema de propulsão própria, mas podem ser instaladas em carros do tipo trolley para permitir a movimentação em vigas com perfil tipo “I”. Com capacidades de carga que variam de 250Kg a 6Ton e elevação média de 3m são compostas basicamente por:

• Roda dentada de operação da corrente;

• Dispositivo limitador de sobrecarga que impede que a máquina eleve cargas superiores à sua capacidade nominal.

• Corrente principal;

• Corrente de propulsão;

• Ganchos fabricados em aço-liga, tratados termicamente e dotados de trava de segurança;

• Carcaça;

• Alavanca quando aplicável;

TALHAS ELÉTRICAS: Apresenta seus movimentos de descida e subida acionados por motor elétrico agregado a uma caixa de redução, acionada por sistema de botoeira com fio ou wireless. Ao contrário das talhas manuais apresentam construções mais robustas e em função de sua mobilidade são normalmente aplicadas em guindastes giratórios e pontes rolantes para realização de trabalhos mais pesados que as manuais. Em função da maior robustez e mobilidade são na maioria dos casos aplicadas em processos de movimentação de carga, podendo realizar trabalhos com cargas de até 50 Ton (talhas mais usuais) e alturas de elevação a depender das condições construtivas do equipamento. São compostas basicamente pelos seguintes componentes:

• Joistick de comando;

• Motor elétrico;

• Caixa de redução;

• Dispositivo limitador de sobrecarga que impede que a máquina eleve cargas superiores à sua capacidade nominal.

• Chaves fim de curso;

• Cadernal;

• Polias de carga;

• Tambor de enrolamento dos cabos;

• Cabo de aço de elevação;

• Ganchos fabricados em aço-liga, tratados termicamente e dotados de trava de segurança;

• Carcaça;

• Trolley integrado

TALHAS PNEUMÁTICAS: Apresenta seus movimentos de descida e subida acionados por motor pneumático integrado ao corpo da talha, que acionado através da força de impulsão do ar comprimido. Uma das principais vantagens e a possibilidade utilização em áreas classificadas (áreas que não podem ser submetidas a chamas ou arcos elétricos).