Considerações Gerais



A técnica de movimentação de cargas compreende as operações de elevação, transporte e descarga de objetos e/ou materiais, e pode ser efetuada manualmente ou com recurso a sistemas mecânicos. A aplicação sistêmica de recursos mecânicos permite que, de um modo planejado e seguro se movimentem cargas de um determinado ponto para outro com baixos níveis de força humana aplicada. Em outras palavras esses sistemas podem ser entendidos como elementos multiplicadores de força e velocidade na realização de operações.

Os sistemas de movimentação de cargas incluem no seu grupo os aparelhos e dispositivos que elevam e movimentam cargas cujas massas estão abrangidas pelos limites das suas capacidades nominais. Entende-se por carga ou capacidade nominal, a carga máxima em operação que o aparelho de suspender. Esta é definida ainda na etapa elevação pode de projeto do dispositivo e nela encontra-se embutido todos os coeficientes de segurança e critérios específicos de projeto do equipamento.

A eficiência operacional dos equipamentos de movimentação de cargas é relação direta da especificação técnica adequada a cada uso particular. Os sistemas selecionados para o desempenho das mais variadas operações estão dependentes de muitos fatores, dentre os quais devemos observar:

– O quê preciso transportar?

– Onde será realizada a movimentação?

– Com que velocidade pretendo movimentar a carga?

– Como pretendo movimentar a carga?

O quê? – A carga a ser movimentada deve ter todas as suas características mapeadas, analisando-se: composição química, estado, físico, forma, textura, tipo de embalagem, condições particulares de segurança, massa total, fragilidade…

Onde? – É necessário conhecer, com precisão, o local da carga e descarga e as respectivas particularidades destas locações (presença de ventos, movimentação sobre processos, fluxo de pessoas, obstáculos aéreos…)

Com que velocidade? – Deve-se analisar quanto tempo será necessário para efetuar o transporte da carga (velocidade de içamento, translação, descarga, giro,…)

Como? –Quais serão os movimentos e os deslocamentos necessários para a realização da movimentação da carga. (elevação, giro, translação,…) Essas dentre outras análises, são bastante importante para evitar os super dimensionamentos e/ou a subutilização dos equipamentos de movimentação de cargas, bem como possibilitar trabalhos com padrões de segurança adequados.