Guindastes Giratórios – Instalação

TALHAS – INSTALAÇÃO

ESTRUTURA SUPORTE

A estrutura suporte onde está instalada a talha, tal como monovia, braço giratório, deve ser dimensionada considerando as cargas às quais devem ser submetidas em função da utilização da talha.

Devem ser observadas, ainda as dimensões mínimas requeridas, assim como as tolerâncias permissíveis (dimensão, forma, posição), valores esses a serem indicados pelos fabricantes.

ELEMENTOS DE COMANDO

Os elementos de comando pendentes tais como botoeiras, devem ser localizados a uma altura adequada para o operador.

ALIMENTAÇÃO DE ENERGIA – TALHA ELÉTRICA

A linha de alimentação, a ser dimensionada conforme indicações do fabricante da talha, deve ser seccionável da rede por disjuntor ou chave seccionadora de fácil acesso.

A seqüência de fases deve ser respeitada para que a direção dos movimentos (gancho, trole) coincida com a marcação dos elementos de comando. Em caso de divergência, devem ser invertidas duas fazes na linha; não é permitida qualquer modificação nas ligações do motor ou dos elementos de comando. O equipamento deve ser convenientemente aterrado.

ALIMENTAÇÃO DE ENERGIA – TALHA PNEUMÁTICA

As talhas pneumáticas devem ser adequadamente ligadas às linhas de ar, que devem suprir a vazão, pressão e características de ar compatíveis com a talha, de acordo com as indicações do fabricante.

POSTO DE OPERAÇÃO

Ao operador de talhas deve ser assegurado posto de operação seguro, do qual o acesso à corrente ou alavanca de comando seja fácil, e que permita boa postura e visão da talha e da carga.