Manipulação da Carga

Na manipulação da carga, devem ser observadas, no mínimo, as práticas e as restrições descritas abaixo:

CAPACIDADE: Nenhuma talha deve ser carregada acima de sua capacidade nominal, exceto para efeito de teste devidamente autorizado.

FIXAÇÃO: A corrente da talha não pode ser enrolada na carga. A carga deve ser fixada ao gancho da talha através de laços ou outros meios adequados ao seu manuseio, cuidando-se que não haja possibilidade de deslizamento, mesmo quando a carga oscilar com os movimentos do trole.

MOVIMENTAÇÃO: a) A carga não pode ser elevada mais do que uns poucos centímetros, até se constatar que está devidamente balanceada nos laços ou nos meios de manuseio da carga. b) Deve-se cuidar, durante o içamento, para que: • a corrente não esteja “dobrada” ou retorcida e, no caso de vários ramais, que estes não estejam enrolados entre si; • a carga não esteja impedida por qualquer obstrução.

c) A talha deve estar centralizada acima da carga de tal forma que o içamento seja feito verticalmente, sem arrastes que possam danificar a talha.

Nota: Somente em casos excepcionais e após verificar que tanto a talha como a sua fixação não sofrerão danos, pode-se admitir um desvio desta regra.

d) talhas não devem ser utilizadas para o transporte de pessoas, a menos que esteja especificamente autorizado pelo fabricante.

e) O operador não deve passar com cargas acima de pessoas. No caso de serem utilizados dispositivos pega carga, tais como eletroímãs, sistema de vácuo e similares, esta proibição é absoluta e extensiva a uma faixa de segurança a ser determinada em cada caso;

f) Caso a talha opere regularmente com cargas pequenas em relação à sua capacidade nominal, o operador deve testar os freios cada vez que operar com uma carga próxima da capacidade nominal, levantando a carga um pouco acima do piso ou do suporte da carga, e verificando a ação do freio. somente após constatando o bom funcionamento do freio, pode ser feito o içamento da carga;

g) O operador deve evitar ligações desnecessárias do(s) motor(es) da talha, a fim de evitar eventuais danos por excesso de ligações;

h) O operador não deve abandonar a carga suspensa pela talha, a menos que sejam tomadas as devidas precauções;

i) Os meios de comando (por exemplo, botoeira) devem estar sempre ao alcance da mão do operador quando estiver manipulado a carga;

j) Dispositivos de sobrecarga da talha não devem ser utilizados pelo operador para limitar o percurso do gancho.