Vantagens da Utilização de Equipamentos de Movimentação de Cargas

A) Redução de Custos:

– Redução de custo de mão de obra: a utilização dos equipamentos de manuseio vai implicar a substituição da mão de obra pelos meios mecânicos, liberando esta mão de obra para outros serviços dentro da empresa, onde ela não pode ser substituída, serviços esses que vão exigir esforço intelectual do homem.

– Redução de custo de materiais: com um transporte mais racional, o custo de perdas durante a armazenagem é reduzido.

– Redução de custo de despesas gerais : racionalizando-se os processos de transporte e estoque diminuem-se os custos de despesas gerais, facilitando a desobstrução dos locais, evitando riscos de acidentes de pessoal e sinistro. O processo adquire fluidez.

B) Aumento na capacidade produtiva

– Aumento de produção: o aumento de produção só é possível com a intensificação no fornecimento da matéria-prima, o que é conseguido com a introdução de equipamentos de transporte que permitam maior rapidez na chegada dos materiais até as linhas de produção.

– Aumento da permitem explorar capacidade de estoque: os equipamentos para empilhar ao máximo a altura disponível para armazenagem nos edifícios,baumentando assim a capacidade de estocagem de produtos acabados. Permitem também um melhor acondicionamento, contribuindo para o aumento do espaço.

– Melhor distribuição de armazenagem: com a utilização de dispositivos para formação de cargas unitárias e métodos para uma perfeita utilização dos estoques é possível montar um sistema de armazenagem organizado, com a utilização de métodos para uma perfeita utilização dos estoques.

C) Melhores condições de trabalho

– Maior segurança : com o uso de dispositivos destinados a cargas unitárias e com a aplicação de equipamentos de manuseio, o risco de acidentes durante as operações fica reduzido, desde que o sistema seja utilizado corretamente.

– Redução de fadiga / maior conforto para o pessoal : quando se trata de manuseio por uma máquina, está liberando o homem para serviços nobres, o que lhe diminui a fadiga. Ao mesmo tempo, os que continuam trabalhando em serviços de transporte e estocagem de cargas trabalham com muito mais conforto, pois o equipamento faz serviço pelo homem.

D) Distribuição

– Melhoria na circulação : com a criação de corredores bem definidos, endereçamento fácil e equipamentos eficientes, a circulação das mercadorias dentro de um fábrica é sensivelmente melhorada. Quando se integra a unidade produtora às unidades regionais de armazenagem de produtos acabados, para distribuição aos pontos de venda, a utilização de métodos de carga e descarga de mercadorias, bem como de estocagem altamente eficientes traz como conseqüência melhor circulação entre estes pontos.

– Reposição de material : a aplicação de sistemas de manuseio torna viável a criação de pontos de armazenagem em vários locais distantes da fábrica e que estejam colocados estrategicamente próximos aos pontos consumidores. Tudo isso só é possível graças à utilização de equipamentos de movimentação e armazenagem, pois o uso de cargas unitárias minimiza os custos de processo.

– Melhoria dos serviços ao usuário: estando as mercadorias muito mais próximas dos centros consumidores, a chegada até o usuário torna-se muito mais rápida, com menos riscos de deterioração ou quebra e com menor custo, ou seja, o consumidor pode adquirir as mercadorias em melhor estado e por melhores preços. – Maior disponibilidade: da mesma forma haverá sempre disponibilidade de produtos em cada região.