Guindastes Giratórios – Ensaios e Testes

TALHAS – ENSAIO OPERACIONAIS

Cada talha deve ser ensaiada antes de sua entrada em serviço. O primeiro ensaio, mesmo quando não realizado no estabelecimento do fabricante, deve ser efetuado sob sua responsabilidade técnica (ART – Anotação de Responsabilidade Técnica). O fabricante deve fornecer ao comprador um certificado com os resultados dos ensaios, atestando que a talha fornecida encontra-se conforme os requisitos da Norma ABNT NBR 11327 e seus Anexos.

VERIFICAÇÕES

Antes da realização dos ensaios operacionais, os seguintes pontos devem ser verificados:

a) apoios e/ou elementos de fixação;

b) batentes na monivia ou trave de ponte ou do braço giratório, conforme o caso;

c) ligações elétricas ou pneumáticas, conforme o caso;

d) níveis de óleo e pontos de lubrificação;

e) condições da corrente e sua acomodação nasroldanas;

f) dispositivo fim-de-curso, se houver;

g) terminais da corrente.

PROCEDIMENTOS DE ENSAIO

Tanto as talhas novas como as que tenham sido reparadas ou modificadas, bem como as que tenham permanecido inoperantes por mais de trinta dias, devem ser ensaiadas sob a orientação de pessoa devidamente qualificada, antes do início ou reinício da sua operação.

AVALIAÇÃO DE COMPATIBILIDADE

É necessário comprovar a compatibilidade da talha com os demais equipamentos e com o local de operação. Deve-se avaliar as eventuais obstruções fixas ou móveis no caminho da talha ou de seus acessórios, bem como no caso da existência de desvios, sistemas de segurança, necessariamente independente da atuação do operador ou de terceiros, devem impedir que a telha tenha acesso a obstruções ou a descontinuidade da viga de rolamento.

ENSAIOS EM VAZIO

São efetuados para constatação de funcionamento e regularidade de atuação de todos os comandos e funções, devendo ser ensaiados, no mínimo, os seguintes itens:

a) os movimentos de subida e descida do gancho e de deslocamento do trole, se houver, observando-se coincidência com as marcações;

b) a atuação dos freios;

c) a atuação dos dispositivos limitadores e de segurança.

ENSAIOS COM CARGA

Os ensaios com carga, tanto nas talhas novas como nas reparadas e cujo meios de levantamento tenham sido substituídos ou alterados, devem atender ao prescrito na NBR 10981 quanto aos ensaios dinâmicos e dos freios, com exceção das medidas de velocidade e de percurso de frenagem, que podem ser substituídos por controle visual, caso o ensaio inicial já tenha sido executado pelo fabricante.

Devem ser tomados, durante os ensaios, todos os cuidados exigidos em operação normal acrescidos de cautela de içar inicialmente a carga na menor altura possível, elevando-a, após constatação da correta atuação dos freios. Uma sobrecarga de 25% acima da capacidade nominal deve ser elevada e abaixada, com a alimentação de energia (tensão/pressão) nos valores nominais, sem alteração expressiva das velocidades.

Ensaios estáticos não são usualmente realizados. Se solicitados, em casos especiais devem ser objeto. de entendimento entre fabricante e consumidor. Estes ensaios devem ser realizados com uma sobrecarga de até 50%. da capacidade nominal, até a capacidade 80 t., e de até 40% acima desta.