Guindastes Giratórios – Inspeção

TALHAS – INSPEÇÃO INICIAL

a) Todas as talhas devem ser inspecionadas pelo fabricante, antes do seu fornecimento ao cliente; as talhas que tenham sido consertadas ou alteradas devem ser inspecionadas antes da sua instalação, para garantir a conformidade com a NBR 10981 e com as especificações do fabricante.

b) Nova inspeção visual deve ser efetuada pelo responsável da montagem antes da instalação da talha, para certifica-se de que a talha e/ou seus acessórios não foram danificados no transporte, armazenamento ou manuseio.

INSPEÇÃO

Inspeções freqüentes e periódicas do equipamento deverão ser inseridas nos programas de manutenção do equipamento. Essa ação deverá ser tomada tanto no sentido de fornecer subsídios para as ações de manutenção, como de evitar que falhas ou defeitos não-detectados nas manutenções venham a se converter em fatores de risco.

Após cada inspeção realizada é necessária a emissão de relatório de inspeção que deverá conter todos os itens avaliados e respectivas recomendações.

As inspeções podem ser classificadas em inspeção inicial de segurança, inspeção diária e inspeção periódica de segurança.

INSPEÇÃO DIÁRIA As inspeções diárias devem objetivar, no mínimo:

a) A constatação do correto funcionamento dos sistemas:

– Avaliar o correto funcionamento dosfins-de-curso;

– Avaliar a correta atuação dos comandos e de eventuais dispositivos de proteção;

b) O exame visual do estado de conservação:

– Elementos de máquinas submetido a ação das cargas: (Parafusos, cabos, correntes, porcas, pinos, eixos, polias, etc…)

– Ganchos, moitões e/ou dispositivos de carga, verificando a existência de deformações ou outros danos.

NOTA: As deficiências devem ser cuidadosamente examinadas, e corrigidas e eliminadas as suas causas. Deformações excessivas do gancho geralmente indicam que o sistema foi operado de forma imprópria e que pode ser induzido a danos em outros componentes.

INSPEÇÃO PERIÓDICA:

As inspeções periódicas na talha devem ser completas, realizadas em intervalos definidos, profissional habilitado dependendo da severidade do serviço, das condições ambientais e das indicações específicas do fabricante. Além das indicadas na seção. As inspeções periódicas devem abranger, no mínimo, as partes do equipamento, indicadas a seguir, constatando:

a) fixação e aperto de parafuso e/ou rebites;

b) desgaste das roldanas;

c) desgaste excessivo, corrosão, deformação ou ruptura de elementos, tais como: rolamentos, eixos, engrenagens, pinos; d) desgaste excessivo dos componentes do mecanismo de freio;

e) desgaste excessivo, corrosão, deformação ou trincas na corrente de carga;

f) estado do gancho: pelo menos uma vez por ano o gancho deve ser inspecionado com líquido penetrante, ou outro meio apropriado, visando a determinar a inexistência de fissuras;

g) estado da porca e trava do gancho dos elementos do moitão, tais como: anéis de retenção, pinos, soldas ou rebites;

h) desgastes anormais ou deterioração dos componentes elétricos, em especial contadores, chavesfim-de-curso

e) estado da botoeira de comando;

i) estado do trole, em especial das rodas, parafusos de fixação e/ou fechamento e mecanismo de acionamento;

j) estado das estruturas suporte, monovia e seus complementos e dos elementos de fixação;

l) estado das linhas de alimentação e do que possa influir na operacionalidade do equipamento e na segurança do pessoal, tais como: limpeza em geral e, em especial das botoeiras e demais mecanismos de controle, mantendo os símbolos legíveis.

NOTA: As deficiências devem ser cuidadosamente examinadas, e corrigidas e eliminadas as suas causas. Protocolos das inspeções efetuadas devem ser elaborados e assinados pelos responsáveis, ficando em fácil acesso para realização de auditorias e análise dos resultados.