Guindastes Giratórios – Operação

A operação deste tipo de equipamento requer muita atenção e responsabilidade já que sua operação envolve bastante risco no que se refere a segurança das pessoas e processos em volta de sua movimentação.

OPERADORES

São os profissionais habilitados a realizar as manobras e operações referentes ao uso do equipamento. As talhas devem ser operadas somente pelas seguintes pessoas:

a) Operadores especificamente designados e treinados para tais tarefas;

b) Pessoal de manutenção e testes, desde que necessário para o cumprimento de suas funções;

c) Inspetores.

PRÁTICAS OPERACIONAIS

Na operação da talha, as seguintes práticas gerais devem ser observadas:

a) o operador deve evitar que, durante a operação com a talha, sua atenção seja desviada por outras tarefas ou motivos;

b) caso tenham sido colocadas na talha placas indicativas de que a talha se encontra em reparos, ajustes, etc., o operador não deve acioná-la, até que pessoas responsáveis tenham terminado o serviço e retirado as placas indicativas;

c) antes de comandar qualquer movimento da talha, o operador deve certificar-se de que a operação não coloca em perigo pessoas que estão na área;

d) o operador deve familiarizar-se com o equipamento e com os cuidados a serem tomados. Caso ajustes ou reparos tornem-se necessários, ou se danos lhe forem conhecidos ou suspeitados, deve comunicá-los prontamente às pessoas pertinentes. Em caso de troca de turno, deve ser informada ao novo operador qualquer anomalia;

e) Todos os controles devem ser testados pelo operador antes de iniciar a jornada. Caso algum controle não esteja funcionando satisfatoriamente, este deve ser ajustado ou reparado antes de iniciar o serviço.

f) antes de operar a talha, o jogador deve assegurar-se de que as mãos estejam afastadas das partes da talha que entrarão em movimento.

QUALIFICAÇÃO E RESPONSABILIDADES INERENTES AOS OPERADORES

Os operadores selecionados devem ter alto grau de responsabilidade e bom entendimento de equipamentos mecânicos.

Nota: O trabalho com talhas e equipamento similares pode acarretar situações de perigo, para pessoas e equipamentos, que somente podem ser evitadas através de uma operação cuidadosa e responsável pelos operadores de tais equipamentos. Testes práticos, limitados ao equipamento específico a ser operado, devem ser efetuados com o pessoal a ser selecionado.