OPERAÇÕES DE SALVAMENTO

COMO FAZER RESGATE EM ESPAÇO CONFINADO/TÉCNICAS E EQUIPAMENTOS PARA RESGATE EM ESPAÇO CONFINADO:

Acontecendo o fato e o vigia (que sempre deve estar no local da atividade) é acionado, seja visualmente, por sinal luminoso de lanterna, rádio comunicador ou, até mesmo, por voz. Na sequência imediata, o supervisor de entrada é avisado e coloca o plano em ação.

O resgate em espaço confinado ocorre conforme determinação prévia, seguindo as orientações especificamente adotadas para aquele trabalho, pautadas sempre nas normas. Talvez a instrução seja aguardar um grupo de médicos, enfermeiros e profissionais de acesso por corda, para a retirada do funcionário. Pode constar a previsão de que o vigia deva proceder ao socorro imediato, manipulando um sistema de resgate como o tripé e retirando o colaborador de dentro do espaço confinado através do cabo com gancho conectado em seu cinto de segurança. Em todos os casos, uma equipe de profissionais de saúde deve estar de prontidão, assim que a pessoa for resgatada do espaço confinado.

De acordo com o item 11 da NBR 16.577/2017, “movimentadores individuais como guinchos, sistemas de polias com cordas, entre outros, são passíveis de utilização pelos resgatistas.”
Cabe ao plano de resgate em espaço confinado dizer quais e como os equipamentos serão usados. Ele também determina se os profissionais responsáveis pelo salvamento precisarão entrar na estrutura ou ambiente do trabalho. Ressalta-se: o planejamento constará sempre na PET (Permissão de Entrada e Trabalho).