Escolha dos Tipos de Cabos de Aços: Estropos

Constituição

O cabo de aço em si é um conjunto de pernas dispostas em forma de hélice, podendo ou não ter um centro ou alma de material metálico ou de fibra, constituindo-se em um elemento flexível de transmissão de força. A classificação de um cabo de aço é feita, geralmente, por um número que indica a quantidade de pernas que compõem o cabo, outro que indica o número de arames existentes em cada perna e de letras que informam o tipo de alma.

Especificação

O item 29.3.5.23 remete os fabricantes de lingas utilizadas na área portuária à obediência às recomendações técnicas das NBR 6327/83 – Cabo de Aço Para Usos Gerais; NBR 11900/91 – Extremidade de Laços de Cabo de Aço; NBR 13541/95 Movimentação de Carga – Laço de cabo de Aço; NBR 135442/95 – Movimentação de Carga – Anel de Carga; NBR 13543/95 – Movimentação de Carga – Laço de Cabo de Aço – Utilização e Inspeção; e NBR 13544/95 – Movimentação de Carga – Manilhas, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 65
WARRINGTON – Pernas do cabo construídas com duas bitolas de arames; bastante flexível e menos resistente ao desgaste, pois os arames mais finos SEALE – Pernas do cabo construídas com três bitolas de arame, sendo o cabo menos flexível da série, porém mais resistente ao desgaste à abrasão. FILLER – Pernas do cabo construídas com vinte e cinco arames (seis de enchimento) apresentando boa flexibilidade. COMUM – As pernas do cabo são construídas por um só tipo de arame. É um termo intermediário entre a flexibilidade e resistência ao desgaste, dos outros tipos acima