O cabo de aço em si é um conjunto de pernas dispostas em forma de
hélice, podendo ou não ter um centro ou alma de material metálico ou de
fibra, constituindo-se em um elemento flexível de transmissão de força.
A classificação de um cabo de aço é feita, geralmente, por um número
que indica a quantidade de pernas que compõem o cabo, outro que indica o
número de arames existentes em cada perna e de letras que informam o tipo
de alma.
Especificação
O item 29.3.5.23 remete os fabricantes de lingas utilizadas na área
portuária à obediência às recomendações técnicas das NBR 6327/83 – Cabo
de Aço Para Usos Gerais; NBR 11900/91 – Extremidade de Laços de Cabo
de Aço; NBR 13541/95 Movimentação de Carga – Laço de cabo de Aço; NBR
135442/95 – Movimentação de Carga – Anel de Carga; NBR 13543/95 –
Movimentação de Carga – Laço de Cabo de Aço – Utilização e Inspeção; e
NBR 13544/95 – Movimentação de Carga – Manilhas, da Associação
Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 65
WARRINGTON – Pernas do cabo construídas com duas bitolas de arames;
bastante flexível e menos resistente ao desgaste, pois os arames mais finos
SEALE – Pernas do cabo construídas com três bitolas de arame, sendo o cabo
menos flexível da série, porém mais resistente ao desgaste à abrasão.
FILLER – Pernas do cabo construídas com vinte e cinco arames (seis de
enchimento) apresentando boa flexibilidade.
COMUM – As pernas do cabo são construídas por um só tipo de arame. É um
termo intermediário entre a flexibilidade e resistência ao desgaste, dos outros tipos
acima